quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Eu vi meus Gerais III: Circuito Guimarães Rosa - GRUTA DO MAQUINÉ

E, mais do que tudo, a Gruta do Maquiné - tão inesperadamente grande, com seus sete salões encobetos, diversos, seus enfeites de tantas cores, e tantos formatos de sonhos, rebrilhando risos de luz - ali dentro a gente se esquecia numa admiração esquisita, mais forte que o juízo de cada um, com mais glória resplandecente do que uma festa, do que uma igreja.


(João Guimarães Rosa, "O Recado do Morro" - in: No Urubuquaquá, No Pinhén)




*** Clique na foto, para vê-la em seu tamanho original *
**









Com seus 650 metros de galerias e salões, a Gruta do Maquiné (a maior gruta de MG) foi abrigo de homens pré-históricos. Esqueletos de aves fossilizadas, com curvatura de até 3 metros, ali foram encontrados. É considerada o berço da paleontologia brasileira, tendo sido explorada pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que viveu na gruta por dois anos, à partir de 1834. O nome da gruta se deve a seu descobridor, em 1825, o fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, então proprietário daquelas terras.

Em Cordisburgo, a gruta é motivo de orgulho e, dado o apreço que Guimarães Rosa tinha por ela, é considerada um patrimônio indissociável da obra rosiana.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário