terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eu vi meus Gerais XV: Circuito Guimarães Rosa - PRECATÃO



Seu Precatão. Apelido dado pelas irmãs, na juventude, é o nome como se popularizou em Cordisburgo. Barbeiro antigo na cidade, foi amigo de Juca Bananeira e Manuelzão, tipos eternizados na obra de Guimarães Rosa e cujas fotos estão expostas no espelho e na parede da barbearia.

Duas coisas de que não gosta: do Ibama e dos padres. O primeiro, por cercear as atividades dos caçadores, dos quais Seu Precatão é um. Já a aversão a padres se deve a um incidente com um antigo páraco de Cordisburgo, que, em plena missa, mandou perguntar se as fotos de mulheres nuas à época expostas na barbearia seriam das irmãs do barbeiro. Este, rebateu o sermão: mandou avisar ao padre que algumas eram, sim, suas irmãs, mas uma delas era a mãe do vigário!


O "causo" mais popular dessa personagem para lá de carismática e divertida está registrado neste pequeno vídeo feito com uma cyber-shot, enquanto Seu Precatão raspava meu cabelo, num começo de tarde.

Fala do seu suposto encontro com o demo, ao qual, ao longo do Grande Sertão: Veredas,Guimarães Rosa deu, mais ou menos, 92 nomes...







***Clique sobre a imagem, para vê-la no tamanho original***











Nenhum comentário:

Postar um comentário